dor facial / orofacial

Saiba mais sobre um problema que afeta diversas pessoas: a Disfunção TemporoMandibular (DTM).

O que é a dtm? conheça uma possível causa para a sua dor de cabeça

A Disfunção TemporoMandibular é um problema que afeta uma das principais articulações do corpo: a articulação responsável por movimentar a mandíbula.

A Articulação Temporomandibular (ATM) é uma das articulações de mais importância e complexidade no corpo humano e é responsável por movimentar a mandíbula, o que nos possibilita falar, bocejar e comer. Localizada próxima ao ouvido, um dos problemas mais comuns que ela pode apresentar é uma certa frouxidão, percebida quando ouvimos estalos ao abrir a boca. Este desarranjo, assim como qualquer outro que envolva desconforto e dores na região da face, pescoço e cabeça, além de travamentos da mandíbula, recebe o nome de Disfunção Temporomandibular (DTM) na Odontologia.

quais os sintomas da dtm?

Os sintomas da Disfunção TemporoMandibular envolvem dores de cabeça, dores na região do pescoço e ombro, zumbido e dores no ouvido, dores ao bocejar ou mastigar e travamentos e estalos na mandíbula. São vários os problemas e os efeitos relacionados à DTM, e sua origem também pode ser diversa, incluindo músculos, articulação, neurologia, entre outros. Por isso, a atuação do dentista varia de acordo com cada caso e, algumas vezes, pode inclusive requerer a participação de outro profissional.

um pouco mais sobre a dtm

causas da dtm: o bruxismo é uma delas?

Entre as possíveis causas da Disfunção Temporomandibular, estão a ausência de dentes, a má postura, o mau alinhamento dos dentes, o bruxismo, a abertura excessiva da boca e traumatismos diversos na cabeça.

s

objetivos de tratar a dtm

Tratando a Disfunção Temporomandibular, você consegue eliminar ou reduzir dores diversas que o problema causa, melhorar a movimentação da mandíbula, evitar procedimentos cirúrgicos, fortalecer o sistema músculo-esquelético da face e se reeducar em relação ao posicionamento correto da mandíbula.

u

e como eu posso tratar a dtm?

Como já dito, o tratamento da Disfunção Temporomandibular é diversos, podendo englobar: substituição de próteses, restauração de dentes, uso de coroas, extração de dentes, implantes dentários, tratamento ortodôntico, uso de placas oclusais, técnicas de relaxamento e, em alguns casos, cirurgia nas articulações.

pronto para cuidar do seu sorriso?

marque uma consulta

A saúde bucal precisa de prevenção, manutenção e cuidado! Marque uma consulta, conheça nossos profissionais, entenda como será seu tratamento e transforme seu sorriso!

14 + 3 =