cuidados durante o tratamento ortodôntico

Cuidados durante o Tratamento Ortodôntico

Evite alguns alimentos

Como pipoca, doces duros, doces pegajosos, balas ou caramelos de qualquer tipo, gomas de mascar (chicletes), pão amanhecido, amendoim, salgadinhos duros. Alimentos desse tipo danificam o aparelho ou podem modificar seu funcionamento, em razão de sua consistência.

Para evitar limpezas trabalhosas

Evite também alimentos fibrosos (carnes cozidas, abacaxi, manga, laranjas e certas verduras), pois eles penetram nos espaços entre os dentes e o aparelho. Para evitar esse problema, procure consumir tais alimentos moendo-os ou cortando-os em pedaços pequenos ou, quando possível, bata-os no liquidificador.

O fio dental deve abraçar o dente

Além de ser levado até o sulco gengival e fazer um movimento de fricção de cima para baixo, removendo a placa. Em seguida, o mesmo deve ser feito no dente adjacente.

Visite seu dentista clínico

De preferência, de 6 em 6 meses, mesmo estando em tratamento ortodôntico.

Siga todas as instruções do dentista

Em relação a uso de elásticos, de acessórios, de aparelho extra bucal, de restrições alimentares e de higiene.

Evite ao máximo a ingestão de doces

E também de refrigerantes e sorvetes entre as refeições. Procure consumi-los nas sobremesas das refeições principais e em seguida escove muito bem os dentes. Com esse cuidado os dentes não ficam sujeitos a constantes contatos com o açúcar.

Cuidados especiais com a higiene bucal

Deve-se escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar fio dental e limpador de língua 1 vez ao dia.

Use uma escova macia

E de cabeça pequena, apenas dois dentes devem ser escovados de cada vez, adote uma sequência criteriosa de escovação: da direita para a esquerda, iniciando pelas faces externas, depois as faces internas, (voltadas para a língua) e finalmente as superfícies de contato dos dentes superiores com os inferiores.

Algumas sugestões

Creme dental: qualquer um que contenha flúor (MFP)
Escova dental: comum, ortodôntica ou elétrica; sempre macia.

Não mexa no aparelho

E nem permita que estranhos o façam. Havendo danos acidentais com o aparelho, comunique com o seu ortodontista ou aguarde a próxima consulta. Se alguma parte do aparelho se soltar, procure guardá-la e leve-a ao seu ortodontista na consulta seguinte.

o que podemos
te oferecer

Atualmente, há no mercado diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, tanto fixos quanto móveis, utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.

Aqui, nós oferecemos o que há de mais moderno e inovador em ortodontia. O procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz para cada caso é indicado depois de uma cuidadosa avaliação.

Perguntas frequentes

Não me importo com meu dente mal posicionado. Posso deixar de fazer o tratamento?

Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são mais difíceis de serem mantidos limpos e podem ser perdidos precocemente, em consequência da má oclusão e da doença periodontal. Causam também um estresse adicional aos músculos de mastigação, que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. O principal benefício da ortodontia é conquistar uma boca mais bonita e saudável.

O que é o aparelho ortodôntico Invisalign?

O Invisalign é o alinhador transparente número um no mundo, indicado por ortodontistas: ele é uma estrutura removível, construída caso a caso de acordo com a arcada dentária de cada paciente, a partir de impressão 3D.

Quais os benefícios do tratamento com o Invisalign?

O tratamento com o Invisalign é rápido, prático e intuitivo. Com ele, é possível associar um tratamento de qualidade com conforto, discrição e praticidade, pensando na estética não somente como resultado, mas também como processo. Apesar disso, suas vantagens vão muito além do visual.

Quais os principais benefícios de se realizar um tratamento ortodôntico?

A partir da ortodontia você pode transformar o seu sorriso e fazê-lo alinhado, harmônico e com excelente apresentação, o que aumenta a autoestima do paciente.

Tenho dificuldades de dicção. Isto é uma indicação para o tratamento ortodôntico?

Dentes desalinhados podem causar consequências na dicção e respiração que, com o tratamento ortodôntico, podem ser corrigidas precocemente. E, com um tratamento multidisciplinar, o resultado é mais surpreendente ainda!

Preciso do tratamento mas não quero um sorriso metálico! O que fazer?

Já pensou em realizar seu tratamento com o aparelho invisível? O aparelho Invisalign é transparente, sem braquetes, fios ou demais peças de metal ou porcelana que normalmente existem em aparelhos fixos. Justamente por isso, o conforto de usá-lo é enorme e ele fica totalmente invisível!

Tenho medo de realizar o tratamento e não gostar do resultado. O que fazer?

Você já ouviu falar em Planejamento Digital do Sorriso? A partir dele, valiamos a arcada dentária do paciente por meio de fotografias, enviadas em seguida a um software de computador. Com a ajuda desse software, é possível fazer desenhos e manipulações por cima das imagens e planejar digitalmente, antes de iniciar os primeiros passos, o sorriso perfeito do paciente, considerando padrões estéticos e funcionais.

pronto para transformar seu sorriso?

MARQUE UMA CONSULTA

O sorriso que você sempre sonhou pode estar mais perto do que você imagina! Marque uma consulta, conheça nossos profissionais, entenda como será seu tratamento e transforme seu sorriso!

13 + 7 =

Share This