cirurgia-gengival-plastica-gengival-cirurgia-de-gengiva

Quando se fala em estética do sorriso, a primeira coisa que vem em mente são os dentes mais claros, alinhados e um sorriso harmonizado. Mas tem outro fator que pode atrapalhar na harmonização do sorriso, a gengiva. Alguns problemas como a hipertrofia gengival (sorriso gengival), retração gengival e o contorno irregular da gengiva são problemas que podem afetar a estética do sorriso. A cirurgia de gengiva e suas variações conhecidas por plástica gengival, cirurgia gengival e gengivoplastia é indicada para corrigir esses problemas estéticos.

A gengivoplastia é uma cirurgia de pequeno porte que promove a harmonia do sorriso e traz, também, benefícios para a autoestima. As imperfeições na gengiva podem ser de origem genética, decorrente do uso de medicamentos ou por problemas bucais. Além disso, problemas como o inchaço ou inflamação da gengiva podem necessitar de cirurgia, porém é indicada para casos extremos.

Sorriso Gengival

O sorriso gengival é a exposição excessiva da gengiva e é mais comum em mulheres. Pode ser causado por diversos fatores, como:

  • Hipertrofia gengival.
  • Distúrbios hormonais.
  • Lábios pequenos.
  • Excesso maxilar.

Uma exposição de gengiva de dois milímetros ou menos é considerado normal, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. O sorriso gengival é caracterizado, normalmente, pela exposição de 3 milímetros ou mais de gengiva. É uma combinação de exposição do tecido gengival, tamanho e forma dos dentes, comprimento e grau de movimento do lábio superior e posição vertical da mandíbula superior e dentes com relação ao crânio.

 

A solução para o sorriso gengival é a gengivoplastia, ou plástica gengival. O tratamento é indicado tanto para quem tem gengiva sobrando como para quem tem retração gengival. No caso de retração gengival, o procedimento indicado é a recolocação da gengiva na região correta.

Cirurgia gengival

A cirurgia gengival é um procedimento preciso e delicado. É realizado no consultório do dentista e tem como objetivo corrigir o tecido gengival. Com a técnica é possível modificar o tamanho, desalinhamento, contorno e, até mesmo, a espessura da gengiva. O propósito é deixar a região com uma aparência mais natural e harmônica.

Plástica gengival – Indicações

O procedimento é indicado para pessoas que se sentem incomodadas com a gengiva e que tem vergonha de sorrir ou até conversar. Indicações:

  • Hipertrofia gengival (sorriso gengival) – tecido gengival cobre parte dos dentes e fica bastante visível.
  • Retração gengival – gengiva pequena, exposição das raízes dos dentes, dentes alongados. Condição que contribui para a sensibilidade dos dentes.
  • Contorno irregular da gengiva – traçado irregular da gengiva que dá impressão de que alguns dentes são maiores que os outros.
  • Gengiva escura – acontece no uso de próteses ou tratamentos de canal.
  • Gengivas com manchas que interferem na beleza do sorriso.

A gengiva, além de proteger as raízes dos dentes, é considerado um fator importante no sorriso das pessoas. Os cuidados com a gengiva podem promover uma enorme diferença na face e no sorriso e, em casos de problemas, os procedimentos para correção do tecido gengival podem trazer ganhos para a aparência do indivíduo.

Gostou da postagem? Fique por dentro das notícias do nosso blog. Está interessado em fazer uma cirurgia para corrigir problemas da gengiva? Entre em contato conosco e marque uma consulta.

Referências: Luis Gustavo Leite, OdontoCompany, Odontoclínica Monica

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat