Conheça um pouco mais sobre Ortopedia Facial

A ortopedia facial é a especialidade da odontologia que ajuda cuidar e tratar da respiração bucal, atuando diretamente sob os ossos, músculos e articulações da face.

Para quê serve

ortopedia facial é utilizada para corrigir diferenças ósseas e musculares nos maxilares, devolvendo harmonia óssea a face e melhorando a eficiência de algumas funções naturais da boca, como a respiração e a mastigação.

Como funciona

A ortopedia facial atua diretamente nos ossos e não nos dentes.  Esse tipo de tratamento ortodôntico costuma ser feito com aparelhos ortodônticos removíveis e não fixos.

Pelo fato de mexer com ossos, a ortopedia facial é aplicada geralmente durante a pré-adolescência, fase de crescimento, já que é mais fácil corrigir o desenvolvimento dos ossos enquanto estão se formando do que depois de formados.

O uso de aparelhos em tratamentos de ortopedia facial entre adultos é menos eficiente. Nesses casos, a maioria dos pacientes é encaminhada para uma possível solução através da cirurgia bucomaxilofacial, tendo o aparelho ortodôntico  apenas como um complemento para refinar o resultado.

Origem desse problema

Fatores genéticos e alterações nos processos da boca, como a falta de estímulo à mastigação e problemas respiratórios.

Principais problemas que podem ser resolvidos

– Queixo muito pontudo ou ausência dele;

– Aumento ou encurtamento do terço inferior da face (entre a ponta do nariz e a ponta do queixo);

– Maçãs do rosto pouco desenvolvidas.

 

Pré-adolescência é o momento ideal para tratar

O tratamento de ortopedia facial pode ser realizado em qualquer idade, mas a fase preferível para sua realização é a de crescimento – para as meninas, até os 12 anos e, para os meninos, até os 13.

Nos casos de pacientes com prognatismo mandibular, o ideal é intervir mais cedo e fazer uma avaliação com o ortodontista no início da troca de dentes, por volta dos 6 anos.

Cuidados começam cedo

As questões relacionadas à má oclusão estão ligadas à herança genética e também, às alterações ocorridas na infância. Por esse motivo a amamentação natural é muito importante, pois é um exercício para a musculatura da boca que auxilia no crescimento dos ossos da face.

Respiração bucal

Mais uma orientação importante é observar a respiração bucal do seu filho, se ele estiver dormindo de boca aberta, fique atento. Não deixe seu filho viver as consequências de uma respiração errada e corrija o quanto antes.

Ressalvas da Ortopedia funcional

– Fatores genéticos: se os familiares da criança tem predisposição a ter mandíbulas grandes, será mais difícil controlar essa tendência no paciente;

– Idade: a ortopedia funcional só tem efeito em pacientes em fase de  crescimento;

– Pacientes adultos: neste caso será necessário um trabalho conjunto com o cirurgião bucomaxilofacial (dentista que realiza cirurgia da face) para alterar o posicionamento ósseo, reposicionar o maxilar e fazer os ajustes dentários necessários causados pelo retrognatismo.

Com a ortopedia funcional é possível que o ortodontista consiga incentivar ou reprimir, até certo ponto o desenvolvimento e localização dos ossos da face que estão com má oclusão maxilar (retrognatismo). Como por exemplo:

– controlar o crescimento da mandíbula que está se desenvolvendo demasiadamente;

– recorrer a aparelhos ortodônticos para incentivar a evolução dela.

O mesmo pode ser feito na maxila para reparar um crescimento que está ocorrendo de forma assimétrica como por exemplo, o desenvolvimento torto da mandíbula.

Por fim, em caso de crianças e adolescentes quando a face ainda está em crescimento, o paciente também pode ter sérios problemas na mandíbula, já que a mordida profunda “trava” esse osso e prejudica seu desenvolvimento correto, podendo também afetar suas articulações.

Além disso, a mordida profunda também pode trazer problemas à gengiva dos dentes superiores e ao palato, o famoso céu da boca, já que se a mordida estiver muito desregulada os dentes inferiores podem até chegar a encostar e causar atrito e até feridas nessas regiões.

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat