O implante dentário é uma espécie de “raiz” artificial que é implantada na maxila e na mandíbula de uma pessoa. Para colocar os pinos, feitos de titânio, é feita uma pequena cirurgia. O implante dentário é uma técnica moderna, eficiente e confiável que gera bem-estar ao paciente. Quem tem implante tem mais qualidade de vida e não se sente inseguro como se sentem com o uso de dentaduras e pontes móveis. E mais, as pessoas ainda têm uma mastigação melhor e um sorriso mais bonito.

Para realizar um implante dentário é necessário um tempo de espera, que varia de paciente para paciente, para que haja a cicatrização óssea e, com isso, o implante se uma ao osso (osseointegração). Durante esse processo o paciente pode sentir uma dor parecida com a dor de dente e ele fica utilizando uma prótese dentária provisória que não sobrecarrega o implante. Após o período de osseointegração, com o uso da prótese dentária provisória, o paciente já poderá mudar para a prótese fixa.

Tempo de duração da cirurgia – Prótese dentária provisória e fixa

O tempo médio para a colocação de um implante dentário varia em torno de uma hora a uma hora e meia> Mas se o paciente fizer mais de um, podemos acrescentar 30 minutos para cada implante dentário a mais. Para pacientes que vão colocar mais de um implante ele tem a opção de colocar tudo em uma sessão ou dividir em mais de uma sessão. O paciente pode optar pela cirurgia em bloco cirúrgico com anestesista. Nesse caso a cirurgia dura o dia inteiro.

Dentista BH: cuidados antes do procedimento

É importante que o paciente tome alguns cuidados antes da cirurgia. O primeiro, e mais importante, é que ele não tenha dúvidas do que será feito. O paciente deve tirar todas as dúvidas com o profissional implantodontista antes do procedimento. Procure saber também o que deverá ser feito em caso de insucesso no procedimento, apesar de o índice de sucesso dos implantes ser algo em torno de 98%.

Por fim, é importante que o paciente se alimente bem durante o dia da cirurgia, com algumas horas de antecedência, pois é muito comum o paciente achar que vai fazer uma cirurgia e por isso deve ficar em jejum.

Cuidados após o implante dentário – Prótese fixa e provisória

  1. O paciente que acabou de passar pela colocação de um implante dentário deve ter uma alimentação líquida e gelada nas primeiras 12 horas do primeiro dia.
  2. Após 24 horas a alimentação já pode ser do tipo pastosa e, após mais 24 horas, a alimentação pode ser normal, dentro do possível. Após a cirurgia, a dor de dente e o inchaço são normais. Não se assuste, faz parte da recuperação.
  3. O paciente deve dormir com a cabeça mais alta que o corpo e evitar ficar cuspindo ou fazer bochecho, pois isso dificulta a formação do coágulo e aumenta o risco de sangramentos.
  4. O paciente poderá retornar ao trabalho no dia seguinte, mas deverá ficar alguns dias afastado, caso trabalhe exposto ao sol ou tenha uma profissão que exija esforço físico e necessidade de falar muito.
  5. É fundamental que os pacientes pós implante dentário estabeleçam uma rotina de higiene bucal e visitas regulares ao dentista.
  6. Pacientes que perderam seus dentes por causa de doenças periodontais tendem a ter o mesmo problema com a colocação do implante dentário. Assim, poderá ocorrer a perda óssea.

Gostaram das dicas? Caso tenha mais alguma dúvida acesse nosso site e entre em contato conosco.

Referências: Odontologia Saúde BH, Minha Vida, Dent Care Center

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat