O implante dentário é um assunto muito presente na atualidade assim como a prótese dentária. É importante saber que ambos são diferentes e abaixo vamos explicar um pouco mais sobre o implante dentário.

O que é implante dentário?

Implante dentário ou implante de dente é um procedimento de implante de uma raiz artificial na maxila e na mandíbula de uma pessoa. São pequenos pinos feitos de titânio que parecem parafusos. É uma técnica moderna, eficiente e que recupera, não só as funções da boca, como também traz qualidade de vida, bem-estar e autoestima para o paciente.

O que é prótese dentária?

A prótese dentaria tem a função de repor um ou mais dentes. Assim, consegue restabelecer as respectivas funções de mastigação e fonética. A ausência de dentes é um problema que pode ocasionar na movimentação dos dentes e a reabsorção óssea.

A perda dentária tem como causa inúmeros fatores como cáries, doenças ou acidentes. Além dos prejuízos funcionais, também acarretam problemas de autoestima da pessoa.

Existem vários tipos de prótese dentária, são elas:

  • Prótese dentária total removível.
  • Prótese parcial removível.
  • Prótese dentária fixa unitária.
  • Prótese total sobre implantes (dentadura fixa – protocolo).
  • Prótese overdenture.
  • Prótese dentária fixa sobre implantes dentários.

Como funciona a prótese sobre implantes?

As próteses são fixadas em implantes ossointegrados. Ou seja, estruturas que são colocadas diretamente sobre o osso maxilar ou da mandíbula. Nesse caso, os implantes funcionam como substitutos da raiz do dente. Eles oferecem suporte para a prótese, que pode ser parafusada ou encaixada. A prótese sobre implante de dente é indicada para casos nos quais houve perda dentária em virtude de doenças ou traumas.

O que é prótese protocolo?

Esse tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista. Famosa ‘dentadura fixa’. Ela confere uma boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura convencional. O único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada. Os dentes da prótese são feitos em resina ou porcelana.

O que é osseointegração?

Osseointegração é o processo no qual o implante se integra ao osso, ficando fixo e sem mobilidade. É um tratamento relativo e específico para cada paciente, ou seja, ela é associada ao tipo de procedência do implante dentário que será colocado e tem um período de duração que pode variar de pessoa para pessoa.

Quem pode fazer implante dentário?

Depende do estado de saúde geral do paciente, além de condições específicas que a instalação do implante dentário exige. Os implantes dentários requerem do paciente uma quantidade e qualidade ósseas satisfatórias para que o tratamento ocorra com sucesso. Além disso, não existe idade limite para realizar implantes. O único fator impeditivo é o estado de saúde bucal e geral do paciente.

Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?

A taxa de sucesso dos implantes é de 98%. Problemas podem acontecer com os 2% restantes e, mesmo assim, a cirurgia pode ser refeita. Só em pacientes fumantes ou que ingerem álcool constantemente que a taxa de sucesso reduz para aproximadamente 85%.

Gostaram das dicas? Entre em contato conosco e marque uma consulta.

Referências: Dentalprev, Minha Vida, DentalPrev

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat