Periodontia: tire suas dúvidas sobre Gengivite e outras doenças da gengiva

O que é a Periodontia?

A Periodontia é uma especialidade da Odontologia que tem como objetivo o tratamento de doenças periodontais, ou seja, doenças que afetam o sistema de implantação e de suporte dos dentes. Entre estas doenças, podemos citar, por exemplo: a Gengivite, inflamação das gengivas provocada pela irritação decorrente da placa bacteriana e que deve ser tratada o mais rápido possível; e a Periodontite, doença inflamatória que atinge os tecidos gengivais, causada principalmente pela má higiene bucal e pelo acúmulo de tártaro.

Saúde bucal e Odontologia: por que minha gengiva sangra quando passo o fio dental?

Esta é uma pergunta muito comum nos consultórios e clínicas odontológicas e que está totalmente relacionada com a Periodontia: afinal, por que minha gengiva sangra ao passar fio dental?
Antes de tudo, é importante ressaltar que o uso do fio dental não causa sangramento da gengiva. A gengiva sangra em função do processo inflamatório de seus tecidos que pode ser causado por acúmulo de bactérias e tártaro, que deixam a gengiva vermelha e inchada – é justamente isto o que chamamos de Gengivite.

Como tratar gengivite?

E, ao contrário do que muitos pensam, não é parando de passar o fio dental que a gengiva vai parar de sangrar. Para tratar a Gengivite, é necessário justamente que seja realizada uma higiene bucal constante e completa: envolvendo dentes, gengiva, língua e bochechas; e, claro, escovação e fio dental.

Minha Gengivite pode evoluir para uma Periodontite?

A Gengivite pode evoluir para um problema mais grave: a Periodontite. Quando isso acontece, os tecidos que dão suporte aos dentes são muito mais prejudicados, formando bolsas que passam a acumular restos de alimentos, células mortas e bactérias. Estas bolsas podem ficar bastante profundas e, quanto mais profundas ficam, maior a chance de acontecerem contaminações mais sérias que podem levar à destruição óssea, à retração gengival e à perda do dente.

O que é a retração gengival?

A retração gengival é um deslocamento da gengiva em direção à raiz do dente e ela pode ser causada por diferentes motivos, como: fricção exagerada ou por escovas de dente muito duras, movimentação por tratamento ortodôntico, inflamações na gengiva, posição alta dos freios dos lábios etc. Uma das consequências que essa movimentação da gengiva pode causar para além da questão estética, é o aumento da sensibilidade dos dentes, já que muitas vezes a retração deixa a dentina exposta.

Como prevenir doenças gengivais?

Para prevenir doenças gengivais, comece a reparar alguns sinais: 1- Sua gengiva apresenta uma cor mais avermelhada que o normal? 2- Sua gengiva está inchada? 3- Sua gengiva está apresentando sangramentos durante a escovação ou ao passar fio dental? 4- Sua gengiva está retraída? 5- Você está com mau hálito frequente?
Não se esqueça: sangramentos da gengiva, inchaço, retrações e retenções de alimentos são alguns sinais de que algo pode estar errado com sua saúde bucal. Consulte com um Odontologista especialista em Periodontia e realize a prevenção de problemas futuros!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat