A plástica gengival é um procedimento realizado nas gengivas. Pode ser feita o recobrimento de raízes expostas ou o aumento de espessura no caso de gengivas finas. É um procedimento que visa melhorar a estética da parte avermelhada da boca, harmonizando a relação da gengiva com a estética branca dos dentes e corrigir o sorriso gengival. A plástica gengival também pode ser chamada de gengivoplastia, cirurgia periodontal e cirurgia de recobrimento de raiz.

Cirurgião dentista e a plástica gengival

Todo cirurgião dentista é apto a realizar esse tipo de procedimento, mas o periodontista, que é o dentista especialista em gengivas, é o profissional odontológico que mais se capacitou e estudou mais as técnicas se tornando, portanto, o profissional mais adequado para realização da plástica gengival.

Periodontite – indicações da plástica gengival

O procedimento é indicado em casos de gengivas muito grandes (sorriso gengival), retrações (quando a gengiva se desloca e expõe a raiz), em casos onde a gengiva tem pouca espessura e é muito fina e acaba ficando com coloração ou contornos esteticamente indesejados.

Como pré-requisito, para que a plástica gengival seja é necessário que a periodontite tenha sido curada, não tenha mais a presença de biofilme dentário (placa bacteriana), que o paciente seja bem colaborativo com relação à higiene oral e que esteja tudo bem com a saúde geral do paciente.

Plástica gengival – Possíveis contraindicações

O tabagismo, a diabetes descompensada, a hipertensão descompensada (pressão alta), problemas na coagulação sanguínea, problemas gengivais não tratados podem adiar ou contraindicar o procedimento.

Existem diversas técnicas para a realização do procedimento, que em geral tem duração aproximada de uma hora.

O pré-operatório do procedimento envolve controle de placa bacteriana de forma rigorosa.

O pós-operatório depende da colaboração do paciente com relação a higiene, alimentação leve, cuidados com a escovação, uso correto dos medicamentos prescritos.

A plástica gengival é considerada um procedimento pouco invasivo que visa preservar o aporte sanguíneo às regiões trabalhadas e causar mínimo dano ao tecido da gengiva.

O sucesso do procedimento requer adequada indicação e execução das técnicas cirúrgicas, além do cuidado pós-operatório por parte do paciente. Está curioso para saber mais sobre a plástica gengival? Entre em contato conosco através de nosso site.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat