A implantodontia é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo, reabilitar as funções mastigatória, estética e fonética através do uso de prótese dentária e implante dentário para substituir os dentes naturais que foram perdidos ou removidos. Vale lembrar que qualquer tipo de prótese dentária exige um período de adaptação.

Existem diferentes tipos de próteses: as totais, que são as dentaduras, as parciais, às quais estão incluídas as de grampo, as próteses adesivas, prótese flexível e prótese fixa.

Prótese fixa – Prótese dentária sobre implante

O implante dentário habitualmente é a melhor alternativa nos casos da perda de elementos dentários. Os implantes usados de forma unitária ou em conjunto, são capazes de fornecer excelentes soluções para espaços edêntulos (sem dentes). As próteses sobre implantes estão cada vez mais sofisticadas e eficientes, tendo bons resultados em relação a adaptação e resistência.

A grande maioria das próteses é feita com porcelana. No caso dos protocolos fixos ou dentaduras parafusadas o material utilizado também pode ser a resina acrílica. Ela devolve ao paciente a capacidade mastigatória, fonética e social.

Existem registros que mostram que a perda de um ou mais dentes sempre foi motivo de desconforto e os problemas vão além da estética e podem afetar desde a mastigação até a fala dos indivíduos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 50% da população brasileira tem apenas 20 ou menos dentes funcionais, enquanto nos idosos esse índice é ainda maior, chegando a 70%.

O tratamento com prótese dentária é a alternativa para essas pessoas com perda dentária, e existem diversos tipos de tratamentos com prótese dentária:

  • Prótese total removível.
  • Prótese parcial removível.
  • Prótese parcial fixa.
  • Prótese flexível.
  • Prótese sobre implantes.

Cada caso deve ser avaliado por um dentista especializado em implantodontia. Qualquer tipo de tratamento para a colocação de uma prótese dentária deve ser feito sob orientação de um profissional qualificado sendo a avaliação do profissional essencial para definir qual a melhor prótese dentária deverá ser adotada, para que tanto os resultados estéticos, quanto os ganhos na saúde bucal, sejam efetivos.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat