Eu preciso de uma reabilitação oral? O que pode ser feito?

Ter dentes bonitos e um sorriso de capa de revista é a meta de muitos brasileiros, melhorando a autoestima e até mesmo abrindo portas no mercado de trabalho. Mas além da estética, é importante também pensar na saúde da sua boca e, para manter os dois em harmonia, muitos pacientes recorrem à reabilitação oral.

O objetivo principal da reabilitação oral é devolver ao paciente o equilíbrio da mastigação, a remoção de infecções e a estética bucal. A reabilitação oral pode ser feita em casos de ausência dentária, problemas de ordem muscular e até mesmo dores frequentes na face e cabeça. O procedimento completo de reabilitação deve envolver as várias especialidades da odontologia, como endodontia (tratamento de canal), periodontia (gengiva), implantodontia (implantes), prótese dentária, dentística (restaurações) e estética.

O que é endodontia?

A endodontia é a especialidade que cuida do interior do dente e é popularmente conhecida como tratamento de canal. É uma especialidade que visa tratar as doenças e lesões na polpa do dente. Seu principal objetivo é trazer a saúde dental do paciente de volta. Muitas vezes, as pessoas possuem um sorriso bonito, mas o dente está comprometido por dentro. Em alguns casos, as lesões e doenças acabam prejudicando tanto a saúde dental que é necessária a extração do dente.

O que é implantodontia?

A falta de um ou mais dentes provoca o desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento. Além disso, causa problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares. Por meio da implantodontia, que é a área da odontologia especializada em implantes – prótese dentária – é possível restabelecer a função de mastigação e estética perdidas.

O que é periodontia?

A periodontia é a especialidade da odontologia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças das gengivas e estruturas que fixam os dentes aos ossos maxilares. As gengivas merecem uma atenção especial na saúde bucal, e muitas vezes a falta de higiene adequada, mais hábitos e problemas genéticos podem provocar doenças na região.

O que é dentística?

Por meio da dentística é possível realizar restaurações dentarias e fazer com que o dente afetado volte à sua forma e função normal. É possível remover a parte deteriorada do dente e preencher a cavidade com material de restauração, trazendo, assim, sua forma e função normais. Normalmente utilizam-se materiais como a resina composta ou a porcelana.

O que é odontologia estética?

É a área da odontologia que tem por objetivo melhorar a aparência dos dentes e trazer harmonização do sorriso. Normalmente são realizados procedimentos como limpeza dos dentes, facetas de porcelana ou lentes de contato, mas a odontologia estética é mais do que isso. Além de simples procedimentos como as facetas de porcelana, um profissional experiente e capacitado pode realizar procedimentos de plástica gengival, bichectomia, preenchimento facial e labial.

Bem, todas essas especialidades da odontologia são cruciais para um processo completo de reabilitação oral e os tratamentos realizados ao longo desse processo devem ser planejados pelo dentista, porém, abrangendo todas as áreas citadas a cima com o objetivo de atuação multidisciplinar.

Referências: Dent Care Center, Sorrisologia, Alana Desa

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat