Você sabia que uma alimentação saudável pode fazer bem aos dentes?

A nossa alimentação pode influenciar bastante a saúde dos dentes e gengivas e a higiene bucal diária contribui da melhor maneira para afastar as doenças bucais. Uma dieta rica em alimentos com nutrientes como vitamina C, vitamina D e cálcio podem ajudar a deixar os dentes mais brancos e as gengivas mais saudáveis. Diminuir os lanches entre as refeições fazem com que os dentes fiquem menos expostos a substancias que podem corroer o esmalte dos dentes.

Existem diversos alimentos que fazem mal aos dentes, desde os cafeinados até os que tem uma taxa de açúcar elevada. Alguns alimentos acabam tornando as gengivas e os dentes mais fortes e saudáveis quando são consumidos. Normalmente os dentes podem estar fracos por duas razões: a primeira é quando o esmalte é corroído, expondo a dentina. A segunda é quando há problemas na gengiva e, as principais causas, é a alimentação rica em açúcares, não uso do fio dental (ao menos uma vez por dia), falta de escovação e a não realização de visitas ao dentista.

Alimentos que favorecem o aparecimento de cárie

O açúcar e o amido de milho são elementos que estão presentes em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes, entre outros, e eles são os maiores vilões da saúde bucal. Os alimentos ácidos, mas que não tem açúcar refinado em sua composição, também atacam o esmalte dos dentes e devem ser consumidos com moderação. Alimentos que favorecem o aparecimento de cáries:

  • Bebidas com açúcar: sucos, refrigerantes, mate.
  • Balas e doces: além de aumentar a quantidade de bactérias na boca, balas moles aderem aos dentes e dificultam a limpeza.
  • Carboidratos simples: batata, macarrão, pão e arroz branco também aumentam a acidez bucal e criam um ambiente ótimo para bactérias.
  • Café, chá e vinho tinto: todas essas bebidas contem pigmentos que mancham os dentes. O chá e o café, se forem adoçados, também estimulam a proliferação de bactérias.

Agora vamos a lista de alimentos que fazem bem para os dentes.

  • Leite e queijos – Elevam o pH da boca, o que reduz a exposição dos dentes ao ácido. São ricas, também, em cálcio, ácido láctico, fosfato e proteínas, que ajudam no fortalecimento dos dentes e dos ossos de uma forma geral.
  • Fibras – excelentes para o organismo como um todo. São alimentos ótimos para garantir a saúde dos dentes, pois ajudam na limpeza dos dentes evitando a formação da placa bacteriana. Alguns cereais, como aveia e granola, são ricos em fibras e, frutas como mamão, figo pêssego e abacaxi, são também boas opções.
  • Pepino – esse alimento ajuda na produção de saliva, que é indispensável para a higiene bucal, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias.
  • Passas – Elas podem prevenir bactérias que provocam cáries e doenças periodontais, além de proteger contra o acúmulo de placa.
  • Água – ela ajuda na produção de saliva, elimina restos de alimentos, mantém a boca e o corpo hidratados. Além disso ela diminui a acidez bucal e a quantidade de bactérias na boca.
  • Ovos – Eles contêm alta concentração de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos dentes e nos ossos. É valido ressaltar que essa metabolização depende do sol. Ou seja, a fim de assimilar melhor os nutrientes da substância, é importante uma exposição diária a luz solar.
  • Peixes – O salmão, por exemplo, é rico em cálcio e vitamina D, que ajudam no fortalecimento dos dentes. A sardinha também apresenta esses benefícios, só que em menor quantidade.
  • Morango – o morango é rico em ácido málico, um adstringente natural que ajuda a apagar as manchas dos dentes. Ainda possui vitamina C, que auxilia na formação do colágeno, no fortalecimento da gengiva e na eliminação do acúmulo da placa bacteriana.

Para garantir uma saúde bucal impecável devemos sempre nos atentar com a alimentação e na realização da higiene bucal, além de visitas periódicas ao dentista. Converse com seu dentista, esclareça suas dúvidas e procure saber o que mais você pode fazer para melhorar sua alimentação e, consequentemente, melhorar sua saúde bucal.

Referências: http://expodonto.com.br/saude-bucal/alimentos-que-fazem-bem-aos-dentes/; https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/saude-bucal/atualidades/vinte-alimentos-deixam-dentes-mais-brancos-e-fortes,555b0d34c6c41410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html; https://www.sorrisologia.com.br/noticia/10-alimentos-que-vao-deixar-seus-dentes-e-gengivas-mais-fortes-e-saudaveis_a45/1#1; https://saude.ig.com.br/colunas/bruno-puglisi-odontologia/2018-04-04/alimentos-dentes-bruno-puglisi.html; http://blog.vitalimplantes.com.br/conheca-20-alimentos-que-fazem-bem-para-os-dentes/; http://www.odontoclinic.com.br/blog/dicas/alimentos-que-fazem-bem-aos-dentes/;

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat