Benefícios da rinomodelação (Bioplastia) e preenchimento facial X Rinoplastia

A rinomodelação é bastante conhecida entre os que desejam realizar uma correção estética nasal. É um procedimento não cirúrgico, feito sem bisturis, para deixar o nariz mais harmônico e que também pode ser chamado de bioplastia nasal. Além disso, o procedimento requer alto nível de perícia, conhecimento profundo da anatomia nasal e longa curva de aprendizado, incluindo a rinoplastia cirúrgica, para obter resultados adequados.

A rinoplastia é uma técnica cirúrgica indicada para correção estética e muitas vezes funcional, quando necessária, do nariz. É uma técnica indicada para quem está insatisfeito com o formato natural do nariz e está, muitas vezes, associada a outros procedimentos nasais, como correção do septo nasal e a turbinectomia, que é a retirada de partes dos cornetos nasais. A rinoplastia, diferente da rinomodelação, não é uma técnica pouco invasiva, pois é realizada uma cirurgia no paciente.

A rinomodelação ou bioplastia do nariz é realizada com a aplicação de ácido hialurônico, não possui cortes e normalmente é realizado sem internação ou afastamento das atividades normais da pessoa, é uma técnica minimamente invasiva. A substância utilizada é absorvida pelo organismo entre 9 e 18 meses após seu uso. O preenchimento com ácido hialurônico é seguro e pode ser usado fora do ambiente hospitalar, devido seu baixíssimo potencial de rejeição por estar presente na estrutura normal da pele.

O ácido hialurônico é utilizado há muito tempo em procedimentos estéticos. A substância preenche o espaço entre as células, por isso é capaz de manter a pele mais lisa, elástica e hidratada. A aplicação desse ácido é segura, apresenta reabsorção e não possui potencial de rejeição, como falado anteriormente. O objetivo do preenchimento do nariz é a melhora da estética da pirâmide nasal e esculpir o nariz, pois o nariz é o ponto central, de equilíbrio e harmonia de toda a face.

Como é realizada uma rinomodelação?

A bioplastia, ou rinomodelação, é chamada de plástica sem cortes ou rinoplastia não cirúrgica e é considerado um procedimento seguro e pouco invasivo ao paciente. Como é um preenchimento, normalmente serve para pessoas com nariz de tamanho normal, mas que desejam aumentar alguma parte dele.

A aplicação do ácido hialurônico é feita em uma região bem específica: perto do osso, para aderir a ele e no meio do músculo, para que este se reeduque no formato e faça o preenchimento funcionar. O procedimento demora mais ou menos 1 hora e o inchaço permanece na pele por, no máximo, dois dias. A bioplastia do nariz não é reversível. Contudo, pode ser temporária, dependendo do material usado.

 

Quando a bioplastia do nariz é temporária?

Existem dois tipos de substância que são utilizadas no preenchimento. O PMMA (conhecido por “metacril”) e o ácido hialurônico. A diferença está na durabilidade de cada uma.

A aplicação com PMMA é permanente, pois este material não é absorvido pelo corpo. Ou seja, uma vez feita a aplicação, não há como retirá-lo. Por isso é necessário ter certeza na hora de realizar o procedimento com PMMA.

A aplicação do preenchimento com ácido hialurônico é temporário, tendo duração de 7 a 12 meses. É a substancia mais indicada para preenchimentos faciais, visto que se trata de uma molécula produzida pelo próprio corpo. É um material natural e o risco de rejeição é praticamente zero. Se o valor fosse baixo não seria um problema repetir o tratamento anualmente.

Por fim, a bioplastia do nariz (ou rinomodelação) não é uma cirurgia plástica e por isso não tem bisturis e mesas de cirurgia, é um procedimento rápido, durando uma hora no máximo, além disso tudo, é um procedimento usado para combate ao envelhecimento.

Referências: Eduardo Furlani, O Povo, Rinoplastia Online, Folha Capital

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat