Câncer de boca: sinais, sintomas e características da doença

O que é o câncer de boca?

Câncer se refere a toda doença que causa o crescimento descontrolado de células anormais – quando na boca e lábios, é chamado câncer bucal. Este tipo de câncer aparece em forma de tumores malignos, pode acometer a cavidade bucal e parte da garganta e se desenvolver nos lábios, na gengiva, no céu da boca, amígdalas e nas glândulas salivares.

Odontologia preventiva e câncer bucal: entenda os sintomas

O câncer de boca acomete cerca de 15 mil pessoas todos os anos no Brasil, manifestando-se mais comumente na região posterior da língua, no assoalho bucal, nas bochechas e gengivas. Seus sintomas são sutis, o que faz com que a doença seja consideravelmente silenciosa. Apesar disso, quanto mais cedo ela for descoberta e diagnosticada, maior será a chance de cura.

Veja abaixo alguns dos sinais de que você pode estar desenvolvendo um câncer bucal:

1- Afta na boca insistente ou ferida que não cicatriza depois de 15 dias ou mais;

2- Aumento da gengiva e/ou da língua sem motivo;

3- Sangramento repentino sem motivo em qualquer região da boca ou lábios pode indicar gengivite, periodontite e também câncer de boca;

4- Placas brancas, vermelhas ou mais escuras podem também alertar o câncer;

5- Mancha branca no lábio;

6- Nódulos na boca e no pescoço;

7- Desconforto repentino com a utilização de prótese dentária, pontes ou dentaduras que já eram usadas há muito tempo.

 

Quais são os fatores de risco e como prevenir o câncer de boca?

O câncer de boca tem mais probabilidade de aparecer em pessoas que fumam, consomem muita bebida alcoólica e estão mais expostas à radiação solar sem uso de filtro de proteção UVA e UVB. Além disso, ultimamente muitos casos da doenças estão sendo associados ao vírus do HPV. A melhor forma de prevenir o câncer de boca é evitar estes fatores de risco, que se tornam mais potentes quando associados à má higiene bucal. Além disso, é importante que você mantenha uma alimentação saudável e rica em frutas, verduras, legumes e variedade de alimentos – uma vida saudável é o melhor caminho para evitar o câncer.

Por fim e não menos importante: descobrir o câncer bucal em seus estágios iniciais é extremamente importante para que seja possível realizar um tratamento tranquilo e com poucos riscos à saúde. O autoexame é válido para identificar possíveis problemas e anormalidades na boca, mas a visita ao dentista regularmente é indispensável, principalmente se o paciente tem mais de 40 anos e fuma e bebe com rotina.

Clínicas Odontológicas em BH: encontre um bom dentista!

Encontrar um bom dentista em uma das clínicas odontológicas de sua cidade é o caminho para a saúde bucal. Só assim será possível identificar problemas, tratá-los com antecipação e evitar problemas maiores.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat