O que são lente de contato dental e facetas de porcelana?

As lentes de contato são finas laminas de porcelana odontológica desenvolvidas para o tratamento estético dos dentes e o tratamento é realizado na clínica odontológica. Como o próprio nome sugere, faceta ou lente de contato é uma “peça fina de porcelana especial usada para recriar a aparência natural dos dentes, ao mesmo tempo que fornece força e elasticidade comparável ao esmalte natural”. As lentes de porcelana são feitas para resistir aos impactos da mastigação e são moldadas em formato de concha, feitas sob medida, para o perfeito encaixe e são capazes de proporcionar uma aparência bastante natural ao seu sorriso. Além disso, elas visam a estética na busca da harmonização facial.

As lentes de contato podem também ser chamadas de facetas dentárias e seu uso indicado é para dentes que estejam desalinhados, irregulares, desgastados, manchados ou com espaços anormais. O procedimento é procurado, em especial, no caso de dentes manchados, já que o material da lente não sofre alteração de cor. Existem consultórios de odontologia especializados em odontologia estética que fazem esse tipo de tratamento.

Você sabe a diferença entre lentes de contato dental para os dentes de porcelana?

Existem algumas diferenças entre as duas. A lente de contato é uma variação ultrafina da faceta de porcelana. O termo “dentes de porcelana” também é utilizado para falar sobre as facetas de porcelana ou facetas dentárias. As lentes exigem pouco ou nenhum desgaste ou preparo dos dentes. As facetas, por serem mais espessas, precisam de um desgaste maior. Uma variação da lente de contato dental é o fragmento cerâmico, onde uma lente de parcial recobre apenas uma parte do dente que precisa ser modificada.

As lentes de contato é um tratamento que pode corrigir desarmonias suave no formato, tamanho e cor dos dentes. Dentre as principais indicações para a lente temos:

  • Fechamento de espaços e diastemas.
  • Harmonização facial.
  • Aumento ou modificação no formado do dente.
  • Aumento de volume e comprimento do dente;
  • Alterações suaves de cor.

 

Dentre as principais indicações para facetas de porcelana, temos:

  • Dentes com grandes restaurações de resina ou outro material restaurador.
  • Dentes tratados de canal.
  • Alterações suaves da inclinação dos dentes.
  • Grandes diferenças de cor do dente.
  • Recuperação de dentes desgastados por bruxismo.

Os dentes de porcelana ou facetas de porcelana não se desgastam facilmente e são mais fáceis de serem higienizadas. Em outros materiais, a escovação diária pode causar micro lesões na superfície, facilitando a adesão de restos de alimentos ou pigmentos que podem causar mancham. Justamente por não sofrerem tanto desgaste e terem esse poder de resistir as manchas, as lentes de porcelana conseguem manter sua cor e sua aparência natural. Esse é um dos benefícios do tratamento. Outro benefício é a maior durabilidade. Estudos mostram que o sucesso das lentes de porcelana é de 98,8% nos primeiros seis anos, 93% em dez anos e 91% em até 11 anos, enquanto outros materiais costumam durar de três a cinco anos.

O valor desse tipo de tratamento varia de acordo com a complexidade de cada caso. Casos mais complexos normalmente envolvem mais etapas. É necessário sempre fazer uma primeira avaliação na clínica odontológica com um dentista especializado em odontologia estética, pois cada tratamento varia de acordo com o paciente.

Referências: https://lentedeporcelana.com.br/#perguntas; https://www.sorrisobh.com/single-post/2017/06/05/Guia-Completo-sobre-a-Lente-de-Contato-Dental-e-a-Faceta-de-Porcelana; http://www.nucleolapecco.com.br/nucleo-odontologico/facetas-de-porcelana/;

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat