Planejamento Digital do Sorriso (Digital Smile Design)

PREVISIBILIDADE é a palavra que melhor define o Planejamento Digital do Sorriso (ou Digital Smile Design) uma das mais novas e avançadas técnicas da Odontologia Estética. Entenda um pouco mais sobre a técnica que está possibilitando pessoas a verem antecipadamente possíveis resultados de intervenções odontológicas em seus sorrisos.

Planejamento e previsibilidade: entenda como funciona o Planejamento Digital do Sorriso

O Planejamento Digital do Sorriso, em inglês chamado de Digital Smile Design (DSD) é uma das mais novas e avançadas técnicas da Odontologia Estética, criada pelo professor brasileiro Christian Coachman. Dentista e técnico em próteses, Christian percebeu que havia uma grande necessidade dos cirurgiões-dentistas planejarem grandes modificações dentárias e reabilitações estéticas, principalmente no que diz respeito a meios de visualizar os objetivos e os possíveis resultados dos tratamentos junto aos pacientes.

O procedimento é baseado na análise das proporções da face e dos dentes do paciente a partir de vídeos e fotografias de alta qualidade, com objetivo de entender a relação entre os dentes, as gengivas, os lábios, as características faciais e o sorriso. Quando todos os dados e percepções são reunidos, tudo é transferido para o Software que irá auxiliar na manipulação das imagens – o sorriso, então, é redesenhado, ficando próximo a um possível resultado, que será discutido previamente com o paciente.

O DSD procura unir o desejo estético à funcionalidade da boca, incluindo a mastigação, as articulações e os alinhamentos de dentes e gengiva. O objetivo principal do tratamento é criar uma aparência que esteja de acordo com todas as necessidades do paciente: funcionais, estéticas e até emocionais. Só assim é possível chegar em um resultado de fato satisfatório para quem ganhará o novo sorriso.

Agora ficou ainda mais fácil conseguir dialogar na Clínica Odontológica

O Planejamento Digital do Sorriso, além de ter permitido ao dentista planejar e visualizar todo o tratamento que será realizado no paciente, o que muitas vezes acaba por gerar resultados muito mais satisfatórios, também aumentou a relação de confiança entre os dois lados. O paciente, agora, consegue dialogar com o dentista e explicar com facilidade o que deseja nos procedimentos, o que evita resultados insatisfatórios e reduz o tempo de tratamento, já que as idas ao laboratório reduzem expressivamente.

Digital Smile Design – DSD é ideal para quem quer utilizar lente de contato dental ou facetas de porcelana

E este é um grande diferencial do Planejamento Digital do Sorriso: pacientes que vão utilizar lente de contato dental ou facetas de porcelana, por exemplo, conseguem visualizar em boca um resultado muito próximo ao real antes mesmo de começarem o tratamento. Assim, eles opinam, modificam, conversam e explicam exatamente o que desejam: um sorriso mais delicado, mais extrovertido ou mais intenso.

Da mesma forma que um Arquiteto apresenta previamente ao seu cliente o que será feito em uma reforma, agora os Odontologistas podem fazer o mesmo: decidir conjuntamente o que será feito e chegar, junto ao paciente, à conclusão da melhor opção de resultado. Incrível, não é?

Share This

Compartilhe!