Reabilitação oral: um tópico importante sobre saúde bucal

O que é a reabilitação oral?

Você já teve vontade de mudar diversos aspectos do seu sorriso? De trazer de volta a estética perdida ao longo dos anos após ter passado por tratamentos dentários ou por retrações gengivais e desgastes? Em todos esses casos, é possível que você tenha que submeter vários dentes a tratamentos de diversas especialidades diferentes da Odontologia para conseguir um resultado realmente satisfatório. Quando isso é necessário, falamos que o paciente passará por uma Reabilitação Oral.
Ou seja, a Reabilitação Oral consiste em devolver à boca seu aspecto saudável, o que pode envolver estética e funcionalidade: dentes amarelados, gengiva retraída, problemas na mastigação ou problemas na oclusão são problemas que podem aparecer juntos e são indicativos de algum problema bucal.

Quais especialidades da Odontologia a Reabilitação Oral pode envolver? – implante, prótese dentária, ortodontia e muito mais

Isso irá depender da necessidade de cada paciente. Normalmente, a Reabilitação Oral se inicia com o cuidado das gengivas – a Periodontia. Depois de tratar da saúde dos tecidos que circundam a arcada dentária, o tratamento pode envolver praticamente qualquer outra especialidade da Odontologia: extração de dentes, colocação de próteses, implantes, procedimentos ortodônticos etc. Justamente por isso, o resultado não é imediato: ele depende do tempo necessário para se realizar cada tratamento, do tempo que o corpo de cada paciente necessita para responder e, claro: do comprometimento de quem trata e de quem está sendo tratado – a Odontologia é um acordo.

Dor de cabeça constante pode ser um sinal de necessidade de se realizar uma Reabilitação Oral

A Reabilitação Oral costuma ser uma excelente saída para diversos casos, inclusive para, por exemplo, dar solução a sua dor de cabeça constante, que pode ter relação com diversas doenças e problemas bucais. Além de acabar com diversas dores e incômodos, este tratamento pode trazer a você diversos benefícios, entre eles: realinhamento dos dentes e recomposição do sorriso a partir de próteses, implantes, facetas laminadas de porcelana e clareamento; melhora da dicção e aumento da liberdade para mastigar; e, claro: aumento expressivo da autoestima e da qualidade de vida.
Será que seu caso demanda uma Reabilitação Oral?

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat