A dor na articulação temporomandibular (ATM) é descrita sempre como uma dor latejante e desconfortável. Ela pode ser súbita ou começar suavemente e se tornar cada vez mais intensa. Entretanto, os sintomas exatos devem variar, dependendo da causa. Das dores provenientes da ATM temos: dor de cabeça e dor no maxilar. Além disso existe uma síndrome que é causada por um distúrbio na articulação temporomandibular e ela é normalmente seguida de dor orofacial: Disfunção temporomandibular e dor orofacial.

A disfunção temporomandibular e dor orofacial

É uma síndrome causada por um distúrbio na ATM, que é responsável por unir o maxilar o crânio, gerando desconforto na região da face e da mandibular, dor de cabeça persistente, dor de ouvido, estalos ao abrir a boca ou mesmo sensação de vertigem e zumbidos. As causas mais comuns da disfunção temporomandibular são apertar muito os dentes durante o sono, Bruxismo, ter sofrido algum impacto na região ou ter o hábito de roer unhas, por exemplo.

Consequências do bruxismo na ATM

O bruxismo pode causar danos graves aos dentes e é uma das causas principais da dor na ATM. O bruxismo trata-se do processo de apertar ou ranger os dentes quando você não está mastigando. Algumas pessoas rangem os dentes quando estão estressadas, mas muitas outras cerram os dentes durante, até mesmo, o sono e não têm consciência disso. Se não tratado, o problema pode levar a várias outras complicações bucais, além do desgaste dos dentes.

O tratamento do bruxismo é feito com sessões de relaxamento, já que esta condição pode ser provocada pelo excesso de ansiedade, e com o uso de uma placa de proteção dentária, que deve ser colocada para dormir.

Outras condições que afetam a ATM

Existem diversos problemas que podem afetar a ATM como a osteomielite, disfunções temporomandibulares, condições dentarias e abscessos dentários.

  • Osteomielite é uma infecção que afeta principalmente os ossos. Quando uma pessoa sofre de osteomielite na mandíbula, a articulação temporomandibular é impactada, causando dor na mandíbula, febre e inchaço facial. Felizmente esse quadro geralmente é passível de tratamento com antibióticos ou cirurgia para remover as áreas de ossos afetados pela infecção.
  • Disfunções temporomandibulares (DTM) – afeta a ATM. Além da dor, esse transtorno também faz com que a mandíbula emita um som de estalo quando a pessoa abre a boca ou mastiga. Em casos mais graves pode até causar o travamento permanente da mandíbula na posição aberta ou fechada.
  • Condições dentárias – outras causas de dor na articulação incluem a doença periodontal, carie ou abscessos. Embora muitos desses quadros não afetem diretamente a estrutura, a dor pode se irradiar para o local dessa estrutura.
  • O abscesso dentário é o resultado da infecção da polpa ou do nervo do dente. Geralmente ocorre por causa de caries não tratadas por um longo período. As bactérias da infecção podem chegar aos tecidos ósseos abaixo do canal do dente, causando dor intensa e que, também, podem se irradiar.

As dores na ATM podem vir de vários fatores e é importante que você faça visitas frequentes ao seu dentista a fim de prevenir que esses problemas ocorram! Gostaram do artigo? Compartilhe!

Referências: Colgate, Tua Saúde

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat