Como aumentar a autoestima com a odontologia estética

A autoestima é o sentimento que cada um carrega sobre si mesmo. Coloca-se na balança uma série de fatores que envolve a própria vida, como as realizações pessoais, a maneira de vencer obstáculos e também a saúde e a aparência física. Existe uma série de problemas bucais que podem afetar a autoestima de uma pessoa. Entre eles temos o bruxismo, a gengivite e os problemas oclusais e felizmente a odontologia traz recursos eficientes e rápidos que podem ajudar as pessoas a melhorarem a convivência consigo mesmo.

O bruxismo é um problema que a maioria das pessoas não sabem que tem. Se trata de um habito involuntário de ranger e/ou pressionar fortemente a mandíbula. Esse tipo de movimento pode levar ao desgaste dentário, atrapalhando a sua estética. Já a gengivite é uma doença que causa a inflamação das gengivas. Elas ficam irritadas, vermelhas e inchadas, o que também atrapalha a estética do sorriso. Ambos problemas citados atrapalham a estética do sorriso e, atualmente, as pessoas buscam, cada vez mais, um sorriso harmonioso, o que influencia diretamente na autoestima.

O mais correto a se fazer é procurar por uma clínica odontológica e/ou por profissionais dentistas especializados em odontologia estética. Essa busca pode te trazer vários benefícios e, entre eles, o aumento da autoestima. Preparamos uma pequena lista de tratamentos que podem ajudar na sua autoestima.

  1. Profilaxia

O mais comum e mais simples de ser realizado. A profilaxia consiste em consultas periódicas a clínica odontológica para realizar o prognóstico dos dentes e realizar limpezas. A limpeza é um procedimento de praxe feita por um dentista na maioria das consultas. Recomenda-se a procura por um dentista de 6 em 6 meses.

  1. Clareamento

O clareamento é uma solução para as pessoas que não estão satisfeitas com a cor dos dentes. É o tratamento mais usual para deixar os dentes mais brancos. É um tratamento nada invasivo gerenciado pelos dentistas, através de um gel aplicado sobre uma moldeira feita especialmente para a sua arcada.

  1. Facetas de porcelana

As facetas de porcelana têm ficado cada vez mais famosas entre os tratamentos estéticos dentários. Ela é indicada para aqueles que se incomodam com os dentes pequenos ou mesmo escurecidos ou desgastados. Elas podem deixar os dentes maiores e com visuais mais saudáveis, devolvendo a harmonia do sorriso. Além disso, elas preservam a estrutura dos dentes, pois são feitas de porcelana que encapam os dentes.

  1. Lentes de contato dental

As lentes de contato dental são mais finas que as facetas de porcelana e também trazem uma necessidade menor de desgaste dos dentes. Há casos, inclusive, que o paciente não precisa passar pelo procedimento de desgaste. Quem decide a melhor alternativa entre as facetas e lentes de contato dental é o dentista, em uma clínica odontológica. A escolha é determinada pela necessidade de cada um.

  1. Tratamento ortodôntico

Um fator que atrapalha a autoestima das pessoas é o problema de oclusão. Dentes tortos e que desarmonizam o sorriso. A ortodontia é o tratamento indicado para esses casos. Atualmente os aparelhos ortodônticos são mais discretos que os modelos anteriores, tradicionais e existem vários tipos de tecnologias e tratamento para esse tipo de caso.

Muitas vezes os tratamentos dentários estéticos não estão entre as coberturas previstas para os planos odontológicos, porém, muitos dos exames e tratamentos complementares podem estar. Faça sempre um bom acompanhamento odontológico e garanta um sorriso harmonioso e saudável.

Referências: Clinica OdontoQuality, Bidu, Benatti Odontologia, Colgate

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat