Conheça todos os detalhes da harmonização facial

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que tem por objetivo harmonizar os dentes esteticamente e funcionalmente com a boca e com a face. Envolve procedimentos como: bichectomia, redução de papada, lente de contato dental, aparelho lingual, aparelho transparente, Invisalign, bigode chinês, clareamento dental e muitos procedimentos. É um tratamento multidisciplinar integrando o trabalho do Cirurgião Dentista com Dermatologista e com o Cirurgião Plástico. A odontologia estética na harmonização do rosto vem atender a ansiedade e a expectativa das pessoas que buscam um ganho estético facial mais amplo.

O que antes só era possível com cirurgia, agora é feito com suspensões. Aplicações de substancias que bloqueiam os músculos que puxam a face para baixo, para então, serem puxados para cima. Essa é a harmonização facial. Diferentes procedimentos estéticos referentes aos dentes, lábios e gengiva que podem estar relacionados às funções dos músculos faciais, assim como expressões faciais e possíveis marcas de expressão.

Com o envelhecimento da pele se torna menos hidratada e consequentemente menos elástica, resultando nas famosas rugas e sulcos na face. Hoje, conseguimos sumir com as rugas ou quase torna-las imperceptíveis com os preenchedores. Eles são muito efetivos para o tratamento de deformidades dos tecidos moles da face.

 

Procedimentos da Harmonização Orofacial

Existem diversos tipos de procedimentos de harmonização orofacial, que já mencionamos acima. Vamos falar de algumas mais conhecidas.

  • Redução da papada

A formação da papada está associada a função muscular alterada dos músculos da cabeça e do pescoço. Quer seja por um problema postural habitual ou por um problema de mastigação e deglutição irregular. Portanto não se trata apenas de reduzir o volume de gordura esteticamente, mas sim de reequilibrar toda a função muscular da cabeça e do pescoço.

  • Bichectomia

É um procedimento estético e/ou funcional, geralmente realizado em ambiente de consultório. É um procedimento cirúrgico de pequeno porte que é realizado internamente na boca com anestésico local. A bichectomia com finalidade estética é recomendada para pessoas que tem as bochechas volumosas e a funcional é realizada naquelas pessoas que mordem constantemente as bochechas, gerando aftas enormes e dolorosas.

A gordura localizada entre os músculos da bochecha (músculo masseter e músculo bucinador) tem um importante papel durante a fase de amamentação, auxiliando a criança na sucção do leite materno e muitas pessoas procuram por profissionais para remover essa gordura depois de mais velhos.

  • Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma importante substancia utilizada na harmonização facial, tanto para o preenchimento labial como para o preenchimento facial, no caso de correção de marcas de expressão como o bigode chinês ou o código de barras labial. Apresenta excelentes resultados quando a sua utilização está integrada aos demais procedimentos de harmonização facial e não visa apenas a recuperação da estética, mas sobretudo, a função muscular dos músculos da face como um todo.

Principalmente nos casos de correções de irregularidades faciais funcionais e musculares causadas pela ausência prolongada de dentes, causadas pelo AVC e causadas também por funções alteradas durante a fala e a mastigação irregular.

Atualmente a harmonização facial é uma necessidade e não um luxo. O brasil é um dos países que mais consome estética no mundo. O culto ao corpo e a obsessão pela juventude são parte integrante da nossa cultura e muitos brasileiros acreditam que a aparência é um fator decisivo na vida.

Referências: Dr. Paulo Coelho, Saúde IG

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat