Implantodontia – o que é implante dentário?

Você já ouviu falar de implantodontia? Implantodontia é uma área da Odontologia que pode estar indicada quando há a perda de um ou mais dentes, melhorando não só a estética do sorriso quanto o aspecto funcional dos dentes. Além disso, é uma maneira de aumentar a autoestima, o bem estar e a qualidade de vida de um paciente, podendo até influenciar na confiança ao comer, beber, sorrir e conversar.

A implantodontia é o nome da especialidade odontológica que visa personalizar um conjunto de técnicas empregadas para implantar ou reimplantar dentes utilizando o implante ósseo integrado. Esse dispositivo é posicionado cirurgicamente no osso da mandíbula ou maxila onde serão, após alguns meses ou até horas, local para receber a prótese fixa sobre esse dispositivo de titânio. É válido falar que essa prótese é feita sobre o próprio suporte e, quando indicada, é ideal para repor dentes perdidos. O procedimento é normalmente realizado por um dentista em consultório odontológico e, se necessário, com outros profissionais especializados, como um anestesista, por exemplo.

Dentre as técnicas de implantodontia mais avançadas temos os implantes dentários com cirurgia 3D e implante dentários com carga imediata. O primeiro é um método realizado com a ajuda de imagens tomográficas associada a softwares avançados em 3D que permitem a reprodução exata e fiel do osso e promete uma cirurgia mais rápida e com conforto no pós-operatório. A segunda é a utilização de uma prótese provisória imediatamente na cirurgia. Garante maior agilidade ao processo e maior conforto estético. Permite uma previsibilidade da estética da prótese fixa final mais adequada.

Como funcionam os Implantes dentários?

Como os implantes são colocados no osso dos maxilares, permitem um suporte estável para os dentes artificiais. As próteses removíveis e as pontes colocadas sobre o implante não caem nem se deslocam na sua boca. Esse é um dos benefícios que são importantes para a mastigação e a fala. Essa adaptação é feita para que as próteses removíveis e as pontes, tais como as coroas individuais colocadas sobre implantes, sejam sentidas mais naturalmente do que as pontes e próteses convencionais.

Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o novo dente. Ele é indicado em casos que o paciente já perdeu o dente ou esse dente não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser extraído.

Os implantes ósseos integrados são colocados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração leva em média de 4 a 6 meses dependendo da região que recebeu a peça. Após esse período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e, finalmente, o dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser: prótese protocolo ou prótese overdenture.

  • Prótese Protocolo: é uma prótese total fixada sobre 4 a 8 implantes em média e é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista. É uma prótese que confere boa estética e uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada, pois todos os dentes são conectados entre si. Exige muito cuidado do paciente e pode ser feita de resina ou porcelana.
  • Prótese Overdenture: prótese total removível sobre implante. Ela é mais barata que a protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Ela é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes a prótese, garantindo mais estabilidade e retenção. Ela pode ser retirada pelo paciente e por isto sua higienização é facilitada.

Agora que você já sabe o que é implante dentário em quais situações elas são indicadas, não perca tempo. Se você é de Belo Horizonte procure por um dentista especializado em implante dentário em BH, analise as suas condições e verifique se você é, ou não, um candidato para o tratamento. Não se esqueça de que é uma maneira de garantir a sua saúde bucal e um sorriso muito mais bonito.

Referências: Odonto Company, Colgate, Minha Vida, Blog Odontoconde, Portal do Médico

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat