Plástica gengival – Cuidados no pós-operatório

A gengivoplastia (plástica gengival) é um procedimento preciso e delicado, indicado para suavizar ou corrigir defeitos nos tecidos que circundam os dentes. Esse tipo de procedimento devolvem a proteção necessária às raízes dos dentes, as quais não devem permanecer expostas ao ambiente bucal, ou devolvem a resistência tecidual, o volume e o contorno da gengiva necessários para o conforto funcional e estético do paciente. Podem ser chamadas de gengivoplastia, cirurgia plástica gengival, cirurgia periodontal ou cirurgia de recobrimento de raiz.

Esse tipo de procedimento também serve para melhorar a estética da gengiva que tem que estar em harmonia com a estética branca dos dentes. Todo cirurgião-dentista é apto para fazer esse tipo de procedimento, porém o profissional especializado em periodontia, que é especialista em gengiva, que mais se capacitou e estudou técnicas, é o mais adequado para esse tipo de procedimento. O procedimento pode ser realizado na própria clínica odontológica.

Normalmente, a gengivoplastia é um procedimento muito procurado por quem tem o sorriso gengival, que é uma característica de nascença, mas que pode acontecer se retração gengival por causa de alguma inflamação (gengivite) ou través do uso de algum medicamento.

Indicações da plástica gengival

A cirurgia plástica gengival é indicada em casos de gengivas grandes (sorriso gengival), retrações, recobrimento gengival, gengiva com pouca espessura ou muito fina, ou para corrigir contornos esteticamente indesejados.

Possíveis contraindicações para plástica gengival

  • Diabetes descompensada.
  • Hipertensão descompensada.
  • Problemas de coagulação sanguínea.
  • Gravidez

Gengivoplastia – pós-operatório

O procedimento envolve a manipulação de tecidos, é minimamente invasivo, preserva o aporte sanguíneo às regiões trabalhadas e causa o mínimo de dano ao tecido da gengiva. O pós-operatório é tranquilo, sem sinais e sintomas de inflamação tecidual como inchaço e dor. Porém, requer a cooperação do paciente no sentido de seguir as recomendações à risca. Segue uma lista de recomendações:

  • Evitar exposição solar, esforços físicos e ingestão de bebidas alcoólicas nos primeiros três a sete dias após o procedimento
  • Evitar falar excessivamente nas primeiras 24 a 48 horas após a cirurgia
  • Não escovar ou manipular a área tratada até a remoção de suturas, caso tenha.
  • Alimentar-se dando preferência a alimentos mornos e/ou frios, de consistência pastosa/líquida, coados e livres de fibras nos primeiros sete dias após o procedimento.
  • Higienizar a região tratada com produtos específicos para este fim, prescritos pelo dentista.
  • Ingerir corretamente as medicações pós-operatórias prescritas pelo dentista responsável pelo procedimento.

A plástica gengival é pouco invasiva, como falado anteriormente, e não causa dor ou inchaço, e por isso o paciente não precisa ficar internado, podendo voltar às suas atividades no dia seguinte. A cicatrização demora em média 15 dias. No local que foi feito o corte, pode ser colocada uma massa protetora para não interferir na alimentação do paciente durante o pós-operatório.

Sempre que uma cirurgia plástica gengival é realizada espera-se uma gengiva esteticamente mais harmoniosa, mais bonita, mais simétrica e que possa, juntamente com os dentes, compor um lindo sorriso e o sucesso de qualquer procedimento plástico gengival depende da execução das técnicas cirúrgicas e dos cuidados no pós-operatório por parte do paciente.

Referências: Minha Vida, Minha Vida – Pós Operatório, Vibra Saúde

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat